ARTIGO - Diabetes, um perigo silencioso para os olhos

*Por Dr. Monik Gasperi*

A retinopatia diabética (RD) está entre as principais causas de perda de visão em pessoas entre 20 e 75 anos. Trata-se de uma complicação microvascular na retina (nervo do olho), que afeta cerca de 1 em cada 3 pessoas com Diabetes mellitus (DM).

O primeiro exame oftalmológico para o rastreamento de RD em pacientes com de DM1 deverá ser procedido em até 5 anos após a instalação da DM ou no início da puberdade. No doente de DM2, o exame oftalmológico deverá ser realizado imediatamente após o diagnóstico dessa doença.

As avaliações deverão ocorrer anualmente, ou em menor período, dependendo do estágio da retinopatia diabética. Gestantes com diabetes deverão se submeter a exame oftalmológico trimestral.

O diagnóstico precoce da RD e seu adequado tratamento se justifica pela alta morbidade associada à doença quando diagnosticada em fases avançadas.

O tratamento precoce e o acompanhamento regular podem reduzir o risco de cegueira provocado pela RD para menos de 5%.

Cerca de 90% dos doentes de DM1 e 60% dos de DM2 terão algum grau de RD após 20 anos. Caso a RD não seja tratada, cerca de 50% dos doentes irão evoluir para cegueira em 5 anos.

A conduta terapêutica depende da gravidade clínica da doença. Os principais tratamentos são fotocoagulação a laser, medicamentoso com injeções intaoculares de ANTI- VEGF e tratamento cirúrgico com vitrectomia.

*Dr. Monik Gasperi - Médico Oftalmologista - CRM 14144/ RQE 6811

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia