Hospital Municipal de Tangará da Serra conquista alvará sanitário

O Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, responsável por boa parte dos atendimentos na saúde pública do município, foi contemplado na última sexta-feira, dia 12/04, com uma relevante conquista: o alvará sanitário, documento importante para ampliar e melhorar ainda mais os serviços prestados à população de Tangará da Serra;

O Prefeito Municipal, Vander Masson, e o Secretário de Saúde, Wellington Bezerra, receberam o documento das mãos da Coordenadora de Vigilância Sanitária, Renata Dias de Almeida, na manhã desta segunda-feira, dia 15/04. Com isso, o Município poderá buscar convênio com o Governo do Estado e Governo Federal para custeio, por exemplo, dos 10 leitos de UTI que hoje são custeados exclusivamente pela Prefeitura.

Vander Masson comemora a conquista e destaca a importância do alvará. “Através dele o Município pode fazer convênios importantes, dentre eles, o mais importante é o convênio dos leitos de UTI. Agora, nós podemos credenciar as UTI’s junto aos governos Estadual e Federal e receber recursos.

Desde o dia em que nós abrimos esses dez leitos de UTI, desde março de 2023 até agora, está sendo custeado tudo com recurso do município”, destacou o Prefeito, informando que a Secretaria de Saúde já buscará o credenciamento junto aos dois entes federativos: Estado e União.

Além disso, o alvará possibilitará, por exemplo, que o Município adquira medicamentos e insumos, bem como realize procedimentos como vasectomia, que só podem ser adquiridos ou realizados por unidades de saúde que possuam licença sanitária.

“O Município não possuía esse alvará, talvez porque em anos anteriores à nossa gestão, não teve condições de fazer as adequações que precisavam ser feitas, pequenas adequações, ou não houve interesse, descuidou, passou o tempo, sei lá o que aconteceu, o importante é que nós fizemos e agora vamos manter esse alvará”, comentou o Prefeito.

Vander Masson destacou ainda o compromisso da gestão municipal em regularizar pendências antigas do Município. Ele cita a outorga da água do Rio Queima-pé, utilizada para abastecer a cidade, a qual já foi emitida pelo órgão responsável, e a outorga do esgotamento sanitário, que já está em trâmite e a expectativa é que saia em breve.

Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia