HoLEP: Hospital Evangélico de Sorocaba realiza, pela primeira vez, cirurgia com técnica inovadora para tratamento da hiperplasia prostática
O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) realizou, de forma pioneira na região, seus primeiros procedimentos de Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser de Hólmio (HoLEP), uma das técnicas mais modernas para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Foram duas cirurgias, realizadas no mesmo dia, e conduzidas pelos urologistas Dr. Pedro Oliveira e Dr. Valter Honji, marcando um avanço significativo no tratamento da condição na instituição.
A HPB, também conhecida como aumento da próstata, é uma condição comum entre homens com o avanço da idade e pode afetar significativamente a qualidade de vida. O crescimento da glândula pode comprimir a uretra, causando dificuldades para urinar, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar à noite e até retenção urinária.
Como funciona a cirurgia
De acordo com o Dr. Pedro Oliveira, a HoLEP é uma técnica cirúrgica avançada e minimamente invasiva que utiliza um laser de alta potência para remover o tecido prostático obstrutivo de forma precisa e eficaz. “Essa remoção proporciona um alívio significativo dos sintomas, com recuperação mais rápida e menos riscos de complicações”, explica o especialista.
Durante o procedimento, o paciente recebe anestesia geral ou raquidiana, conforme avaliação médica. Em seguida, o cirurgião introduz um ressectoscópio – um tipo de endoscópio – pela uretra, eliminando a necessidade de incisões. “Com o laser de hólmio, o tecido prostático aumentado é cuidadosamente separado da cápsula prostática, como se estivéssemos descascando uma laranja”, detalha o médico. Após a remoção, o tecido é fragmentado em pequenas partículas e aspirado, garantindo a desobstrução da uretra.
Benefícios da HoLEP
Como benefício, a HoLEP oferece alívio mais completo e duradouro dos sintomas, melhorando a qualidade de vida do paciente. “A maioria dos pacientes experimenta alívio significativo dos sintomas urinários logo após a remoção da sonda“, diz o médico. Além disso, a necessidade de repetir o procedimento é significativamente menor em comparação com outras técnicas. Por ser uma técnica segura e eficaz, com baixo risco de complicações, também tem impacto mínimo na função sexual e reduz o risco de sangramentos e infecções.
A maioria dos pacientes pode receber alta hospitalar em 24 a 48 horas após o procedimento, com retorno às atividades normais em poucos dias, com algumas restrições apenas em relação a atividades físicas nas primeiras semanas.
Sobre o Hospital Evangélico de Sorocaba
O Hospital Evangélico de Sorocaba, que em 2025 completa 90 anos de tradição e credibilidade, conta com um Pronto Atendimento Adulto ágil. Possui ambulatório médico em diversas especialidades, centros cirúrgicos e unidade de terapia intensiva (UTI). Com o Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), o Hospital Evangélico compõe o HUB de serviços em saúde da Hospital Care para Sorocaba e região.
Fonte: OS2 Comunicação
Jornalista responsável: Thaís da Silveira
Contato: Juliana Moreno
Comentários
Postar um comentário