Como lavar frutas e verduras do jeito certo

Saiba a maneira correta de eliminar micro-organismos dos vegetais que comemos no dia a dia

Você se preocupa em higienizar as frutas, os legumes e as verduras que compra na feira? Atenção: pode ser que você esteja fazendo isso de forma errada (ou insuficiente).

Os alimentos que vêm de cultivos em campos abertos costumam ter micro-organismos e pesticidas que podem colocar a saúde em risco. A nutricionista Daniele Maffei, que desenvolve estudos na área para o Centro de Pesquisas em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), explica: “Há contaminação no contato com solo, adubo, água de irrigação ou fezes de animais presentes no campo”.

Mas dentre tantos métodos de limpeza, como saber qual é o melhor? O detergente, certamente, não é um deles. “Ele não tem atividade antimicrobiana e seus resíduos causam transtornos gastrointestinais e até alergias”, alerta Daniele. Para a pesquisadora, o cloro diluído em água é a solução mais eficaz, melhor até do que receitas com vinagre e bicarbonato de sódio.

Se você costuma comer orgânicos, saiba que eles também precisam ser lavados. “Embora sejam cultivados sem o uso de agrotóxicos, não significa que estejam livres de elementos nocivos”, pondera a nutricionista.

Boas práticas:

- Lave frutas e hortaliças separadamente para evitar a chamada contaminação cruzada;

- Alimentos com casca precisam passar pela escova ou buchinha (destinada somente para esse uso) para a retirar sujeira superficial. Depois, enxague em água corrente potável;

- Verduras folhosas devem ser deixadas de molho por 15 minutos em uma solução clorada (1 col. de sopa de água sanitária para cada litro de água). Produtos à base de cloro próprios para isso também podem ser usados de acordo com as instruções do rótulo;

- Se quiser higienizar os ingredientes antes de guardá-los na geladeira, sem problemas. Só é preciso retirar bem o excesso de água para que não estraguem rapidamente. “No caso das folhas, seque em centrífugas apropriadas, disponíveis no mercado. Para frutas e legumes, utilize papel-toalha”, ensina.

Fonte: Boa Forma

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia