Projeto "Emergências Pediátricas" é desenvolvido pelo SAMU em Escolas de Tangará

Profissionais são capacitados para primeiros-socorros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Tangará da Serra desenvolve o projeto Emergências Pediátricas, que consiste na capacitação de profissionais dos Centros Municipais de Educação do município. 

A proposta, de acordo com o coordenador do Samu, Paulo Righetto visa capacitar e habilitar os profissionais das escolas, preparando-os para possíveis emergências pediátricas, entre elas a Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho (Ovace) trauma, intoxicação, convulsão, síncope - perda dos sentidos devido à deficiência de irrigação sanguínea no encéfalo – e afogamento. 

No treinamento, os profissionais recebem também orientações sobre mitos e verdades nas condutas de urgência e emergência. O projeto, conforme o coordenador, responde a Lei 13.722/2018, que trata da obrigatoriedade do treinamento de primeiros socorros para funcionários de escolas das redes municipal e particular. 

Em Tangará da Serra, a capacitação já foi desenvolvida nos seguintes Centros Municipais de Educação: Futuro Brilhante; Dona Mariquinha Tavares; Irmã Maristela; Jesu Pimenta; Tânia Arantes Junqueira; Tia Lina; Antenor Soares; Décio Burali; Fábio Diniz Junqueira; Fausto Eugenio Masson; Gentila Susin Muraro; Joana D’arc; José Nodari e Cecília Maria de Barcellos. 

O projeto é realizado pela coordenação de enfermagem do Samu, em parceria com a coordenação geral, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) . 

No final do treinamento todos os profissionais recebem o certificado pela participação. A próxima escola a receber o projeto, será a Diva Martins Junqueira, localizada no Distrito de Progresso. A capacitação acontece na próxima terça-feira, 30.

Fonte: Lucélia Andrade - Redação DS

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia