Odontopediatria: o que é e como se especializar nessa carreira

O consultório da Odontopediatria é o lugar onde a Odontologia e a Pediatria se encontram. Isso porque este ramo de Odontologia tem como foco a saúde bucal de crianças e adolescentes e é responsável por garantir que os primeiros dentes da criança permaneçam saudáveis e livres de cárie e outras doenças dentárias. 

Inclusive, é graças a essa especialidade que muitos tratamentos dentários voltados aos adultos também estão disponíveis para os pequenos. Se você tem afinidade com o tema e deseja especializar-se no cuidado infantil, saiba mais sobre a carreira em Odontopediatria: 

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é o ramo profissional especializado na saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes. Sua função é orientar quanto aos cuidados que se deve ter em relação às necessidades bucais, desde antes do nascimento até a adolescência.

Essa especialidade também orienta as gestantes, a chamada Odontologia Intra-Uterina, que oferece tratamento para a saúde bucal da criança ainda na barriga da mãe.

O odontopediatra exerce um papel muito importante na educação bucal, afinal, o tratamento de crianças requer um cuidado especial para que a visita ao dentista não vire uma tortura e a criança se sinta mais confiante e descontraída durante a consulta.

Muitos desses pacientes acabam sendo tratados pelo Odontopediatra mesmo após os 18 anos, pois esse profissional conhece como ninguém todo seu histórico dentário, assim como os tratamentos e procedimentos especiais necessários.

O que o Odontopediatra faz?

O Odontopediatra é o cirurgião-dentista responsável pelo tratamento odontológico das crianças, que engloba desde o controle e orientação do processo de desenvolvimento do seu sistema mastigatório à prevenção de traumatismos dentários e doenças bucais, como a cárie e as doenças periodontais.

Esse profissional também orienta pais e responsáveis quanto à promoção e manutenção da saúde bucal das crianças e dos adolescentes, além de educá-las para que desenvolvam comportamentos e hábitos de higiene bucal.

Outro papel essencial do Odontopediatra é integrar equipes de Odontologia em Saúde Coletiva para promover a saúde bucal das populações assistidas.

Como se preparar para essa profissão?

Apesar de o atendimento ao público infantil ser o foco da área, antes de se tornar um especialista é preciso que o dentista estude todos os campos da Odontologia.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a Odontologia não foca apenas nos dentes, mas sim em uma visão integrada da saúde do paciente. Dessa forma, ao longo da graduação, o dentista dedica-se ao estudo e tratamento dos dentes, boca, maxilar, mandíbula e ossos da face, especializando-se na região da cabeça e pescoço e com foco em saúde e estética bucal.

Para exercer a profissão, é preciso ter o diploma de bacharel e um registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Na grade curricular do curso, constam diversas disciplinas ligadas às áreas de Ciências Biológicas e Saúde, como Morfologia do Corpo Humano, Citologia e Bioquímica Celular e Bases Morfofuncionais do Corpo Humano – e outras mais específicas da Odontologia, como Periodontia Clínica, Odontologia Infantil e Oclusão e Cirurgia Odontológica. Uma vez formado cirurgião-dentista, é possível se especializar na área de Odontopediatria.

Fonte: Beatriz Carvalho - Portal Unileste

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia