Obras da ala antiga do Hospital Metropolitano estão em fase de conclusão

Os trabalhos de readequação predial na estrutura antiga do Hospital Metropolitano em Várzea Grande chegaram na sua fase final. Com 98% das obras concluídas, o Governo de Mato Grosso entregará, até o final do mês de abril, mais uma unidade totalmente reformada e modernizada, que possibilitará melhores condições aos profissionais e atendimentos à população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a reforma, foram recuperados os espaços internos da recepção, setor administrativo, pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os trabalhos de recuperação do hospital fazem parte do Programa de Modernização da Infraestrutura hospitais e unidades especializadas que estão sob a gestão do Estado. 

O secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, acompanha o intenso trabalho das equipes de profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e visita constantemente as obras para vistoriar o local.

“Esse é um investimento que beneficiará de forma definitiva a população mato-grossense. Mato Grosso ganha 180 novos leitos clínicos e 30 leitos de UTI, que neste momento serão destinados especificamente ao atendimento de pacientes com a Covid-19 e que complementarão substancialmente a nossa rede de assistência hospitalar”, disse o secretário.

Em janeiro, a SES-MT entregou parte da obra realizada no Hospital Metropolitano, o que possibilitou o retorno da realização das cirurgias bariátricas – recentemente paralisadas, juntamente às outras cirurgias eletivas, em razão da pandemia do coronavírus. Durante o período de obras, o hospital manteve atendimentos ambulatoriais.

Agora, com a finalização do restante dos trabalhos de readequação e com a ampliação de leitos, a unidade poderá ofertar os atendimentos em sua total capacidade e será referenciado para o atendimento de pacientes com a Covid-19.

A superintendente de obras da SES-MT, Mayara Galvão, disse que a obra começou no final de 2019, e os setores foram entregues por fases.

“Essas adequações começaram em outubro de 2019. Contudo, por se tratar de um hospital, setores foram ficando prontos e entregues para uso da população antes dessa data. Um exemplo foi o Pronto Atendimento, entregue em dezembro de 2019, Centro Cirúrgico e UTI, em novembro 2019, enfermarias Bloco A entregues em janeiro 2020, ambulatórios e salas de exames entregues em fevereiro, enfermaria F entregue em março de 2020”, explicou a servidora.

As obras foram realizadas conforme normas vigentes do Ministério da Saúde e apontamentos de inspeções realizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a fim de habilitar o hospital como referência na realização de cirurgia bariátrica.

Construção de mais 210 leitos

Para o tratamento de pacientes diagnosticados com Covid-19, a SES-MT iniciou, no dia 23 de março, as obras para a construção de mais 210 leitos no Hospital Metropolitano. A unidade será a referência estadual para atendimento dos casos graves da doença.

O Governo trabalha para construir novos leitos em menor tempo possível. Por isso, os profissionais da secretária trabalham em ritmo acelerado. A expectativa é que a conclusão da construção dos novos leitos seja finalizada no final do mês de abril. O modelo do projeto prevê a montagem das paredes com painel isotérmico, mesmo sistema usado na China; um modelo eficiente e de fácil implantação, que otimiza o tempo de obra e possibilita sua finalização em menor tempo.

Após a pandemia, a estrutura construída ficará definitiva para o Hospital Metropolitano. Com isso, a unidade terá um total 280 leitos – já que atualmente o local conta com outros 60 leitos clínicos e 10 leitos de UTI – e continuará atendendo as especialidades contempladas antes da pandemia por coronavírus. 

Serviço

O Hospital Metropolitano é credenciado pelo Ministério da Saúde para prestação dos serviços de atendimento à pessoa com obesidade e atende os 141 municípios de Mato Grosso. A unidade fica localizada na rua Dom Orlando Chaves, S/N – Bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Fonte: Carlos Celestino | Secom-MT

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia