Secretaria de Saúde recebe 54 mil máscaras hospitalares da iniciativa privada

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) recebeu 54 mil máscaras hospitalares na noite desta quarta-feira (06.05). Os equipamentos foram doados pelas empresas Copagaz e TV Centro América, e serão utilizados por profissionais da sáude que trabalham no combate à Covid-19.

Entre os equipamentos cedidos estão 40,5 mil máscaras cirúrgicas e 13,5 mil máscaras N95. De acordo com o Ministério da Saúde, a N95 é uma peça que deve ser usada, preferencialmente, por profissionais da saúde, considerando que as unidades de saúde são os locais com maior potencial de concentração de vírus. A recomendação do Ministério se dá pela escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) diante do cenário da pandemia pela Covid-19.

O secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa das empresas e enfatizou que a parceria beneficia os profissionais que atuam no combate à pandemia, reforçando os estoques de EPIs da SES-MT. 

“É com gratidão que recebemos os itens doados pela Copagaz e TV Centro América. Graças a essas iniciativas que partem do setor privado, podemos dizer que o nosso estado compõe um estoque substancial de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), fundamentais para o trabalho e sobretudo a proteção dos profissionais da Saúde”.

O secretário ainda reforça que o Governo do Estado e toda equipe da SES-MT tem trabalhado para a compra de EPIs, a fim de garantir um substancial estoque para o combate do coronavírus. Uma vez que há grande dificuldade para aquisião de itens de proteção durante a pandemia.

“São produtos que na maioria das vezes são produzidos fora, especialmente na China e na Índia. A máscara é a principal proteção individual do profissional da saúde que está nesse enfrentamento, assim como para os pacientes. E o consumo desse equipamento é muito alto pelos nossos profissionais”. 

As máscaras, importadas da China, serão distribuídas conforme a demanda dos Hospitais Estaduais ligados à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). De acordo com a área técnica, colocando esse estoque total em uso e considerando as unidades hospitalares estaduais que são referência para o atendimento à doença, as 40,5 mil máscaras cirúrgicas atendem por aproximadamente 10 dias. Já as 13,5 mil máscaras N95 poderão atender às necessidades por até 12 dias.

Outras doações 

Várias outras empresas e instituições têm contribuído com a saúde pública nesse momento de pandemia. Entre elas o Ministério Público, a Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a MRV, a Associação dos Procuradores de Mato Grosso, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a Energisa, a Ambev, o Senai, o Sindicato do TCE, a Novo Mundo e o John Deere.

Fonte: Durcy Arévalo | SES-MT

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia