Escola de Saúde Pública qualifica profissionais da atenção básica dos municípios

Cursos vão iniciar a partir de segunda-feira (20) pela modalidade EaD para os 141 municípios

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), em parceria com a Coordenadoria de Gestão da Atenção Primária da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), dá inicio à Qualificação para Profissionais da Atenção Primária à Saúde nesta segunda-feira (20.07).

O curso tem carga horária de 150 horas e será realizado no período de quatro meses na modalidade de Ensino à Distância (EaD), via plataforma moodle, sob a gestão da Coordenadoria de Tecnologia e Educação à Distância da ESP-MT.

O objetivo é aperfeiçoar os processos de trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios de Mato Grosso, com a meta de qualificar nove mil trabalhadores num período que compreende os anos de 2020 a 2022.

O público alvo do curso são os profissionais que atuam nas equipes de atenção primária dos municípios, ou seja, na rede municipal de saúde (UPAS, Policlínicas, PSF, Postos de Saúde, Pronto-socorro).

As servidoras da SES que coordenam esse projeto são Eliane Barbosa (Coordenadoria de Ensino, Pesquisa e Extensão - COEPE/ESPMT/SES) e Regina Paula Amorim (Coordenadoria de Gestão da Atenção Primária – COGAP/SES). As gestoras consideram que, para implantar ações robustas com vistas às transformações necessárias na reorganização do modelo de atenção, qualificação e fortalecimento da atenção primária, é imprescindível a adoção de um processo de formação permanente.

A diretora da ESP-MT, Silvia Tomaz, enfatiza que ação tem o objetivo de ir além de uma simples capacitação, tendo como intenção propiciar o desenvolvimento da APS nos territórios, por meio de mudanças efetivas na atitude e nos processos de trabalho por meio dos profissionais.

Fonte: Rose Velasco | SES-MT

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia