Secretaria de Saúde realiza evento virtual para debater ações de promoção à vida


Com o tema “Promoção da Vida no Setembro Amarelo”, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde (COPHS), promove no dia 10 de setembro o III Encontro Intersetorial de Prevenção ao Suicídio, que disponibiliza uma rica programação com diversos temas aos profissionais da saúde e toda a sociedade do Estado de Mato Grosso.

Neste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será virtual e as palestras com os profissionais serão exibidas pelo YouTube, por meio do link: https://www.youtube.com/channel/UC4u4fDWkW8FrhPtEq2TstzA. Todos os participantes receberão certificado de participação digital, que será enviada pela Escola de Saúde Pública (ESP-MT) e fará o envio do documento por e-mail.

O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos em diferentes fases e situações da vida. Boletim Epidemiológico dos anos entre 2015-2018 a Vigilância Epidemiológica da SES-MT detecta alguns fatores de risco como precursores do fenômeno que extrapolam o âmbito dos transtornos mentais. Assim, não é possível determinar uma causa única. No período da pandemia foi observado que as taxas de lesões autoprovocadas continuam aumentando, porém as taxas de óbitos por suicídio caíram. 

Todos os fatores de riscos serão debatidos durante o encontro, que apresenta variadas temáticas para a construção de ações que possam promover a qualidade de vida e reverter os impactos de riscos e danos à saúde promovendo a melhor forma de prevenção para reverter os dados negativos.

O evento conta com o apoio da Secretaria Adjunta de Comunicação (Secom), Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Covepi), Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre), Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso (ESP-MT) e Escritórios Regionais de Saúde/Superintendência de Gestão Regional/SES-MT.

Serviços

A coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT disponibilizou os contatos (65) 3613-5415 ou (65) 98415-9874 para qualquer esclarecimento sobre a programação.

Fonte: Carlos Celestino | Secom

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia