Telessaúde tem web aulas voltadas à gestantes, Atenção Básica e aspectos psicopatológicos


Com a proposta de capacitar profissionais e estudantes da área da saúde pública e privada para aprimorar a assistência prestada à população, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), por meio do programa Telessaúde, realizará uma série de web aulas no mês de outubro.

Nesta terça-feira (06.10), às 14h (horário local), ocorre a primeira web aula do mês. A enfermeira mestre em obstetrícia do Hospital Universitário Julio Muller (HUJM) ministrará o módulo sobre Covid-19 e o fluxo para gestantes no HUJM.

A web aula seguinte será na quarta-feira (07.10), às 9h (horário local), e abordará a "Educação Permanente na Atenção Básica". Ficará à frente da temática a professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), A doutora em Ciências e Tecnologia em Saúde, Karine Wlasenko Nicolau.

A terceira web aula de setembro será na quinta-feira (08.10), às 14h (horário local), com a especialista em gestão de redes de Atenção à Saúde, a doutora em Pesquisa e Clínica em Psicanalise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro Veline Filomena Simoni.

Para a integrante do Núcleo Técnico Cientifico do Telessaúde e Doutora em Ciência Odontológica, Diurianne Caroline França, o serviço de tele-educação do Telessaúde é uma poderosa ferramenta que transpõe as barreiras geográficas e temporais.

“Por meio das tecnologias de informação e comunicação, mudamos a forma de ensino contribuindo para a qualidade das práticas profissionais, tanto na atenção primária como em outras áreas do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso”, avalia.

Outras webs aulas

A programação do mês continua com outras nove web aulas. São elas: 

13.10 às 14h - Projeto terapêutico singular na atenção psicossocial e o protagonismo do usuário dos CAPS ;

14.10 às 9h - Cuidado com feridas; 

15.10 às 14h - A importância do controle social na prevenção do câncer de mama e promoção da saúde; 

16.10 às 8h - Impacto da pandemia na (in) segurança alimentar e nutricional no estado de Mato Grosso;

20.10 às 14h - Gestão do CAPS: princípios básicos, o cotidiano dos serviços, equipe interdisciplinar e a clínica ampliada;

21.10 às 14 - Manifestações orais da Covid-19;

22.10 às 9h - Câncer de mama na Atenção Primária à Saúde: da suspeição diagnostica ao tratamento;

27.10 às 9h - Utilização da plataforma nacional do Telessaúde com apoio à Atenção Primária no diagnóstico e manejo em estomatologia;

29.10 às14h - Câncer bucal: o que estamos fazendo de errado 

Os interessados em participar das aulas podem acessar o canal do Tele Educa MT no YouTube 15 minutos antes do início das respectivas transmissões e se inscreverem gratuitamente. Após cada curso, os participantes receberão um certificado equivalente à 2h/aula. Durante a transmissão das web aulas, os participantes poderão registrar presença apontando a câmera do celular para o QR Code das imagens utilizadas para divulgação dos encontros.

A agenda completa do mês e mais informações podem ser acessadas no site www.telessaude.mt.gov.br

Fonte: Fernanda Nazário - SES/MT

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia