Online: moradores devem fazer o cadastramento individual no SUS; veja como se cadastrar

O Município de Tangará da Serra precisa aumentar o número de cidadãos cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso foi elaborado pelo setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde o cadastro online. Para fazer o cadastro clique no link abaixo:


O cadastro é prático e pode ser acessado de computador, tablet ou celular.

O formulário via internet é idêntico ao que estava sendo aplicado pelos agentes comunitários de saúde, antes da pandemia, e deve ser preenchido de forma individual por todos os membros da família.

As informações coletadas serão disponibilizadas no e-SUS, um banco de dados que vai nortear e determinar os investimentos na área da saúde nos mais de cinco mil municípios brasileiros. O novo modelo de financiamento da atenção primária terá como base de investimento o desempenho na área da saúde em cada localidade.

Por que se cadastrar?

A participação da população junto ao e-SUS é um regulador de repasses e recursos do governo Federal ao município, desta forma a garantia de verbas necessárias para o atendimento.

Vale ressaltar que o fato de ter o cartão SUS não quer dizer que o cadastro individual do e-SUS esteja correto. Mesmo quem possui o cartão SUS atualizado, deve acessar o link e disponibilizar as informações exigidas no formulário.

A administração Municipal recomenda que, mesmo que o cidadão não seja usuário rotineiro do SUS, não deixe de se cadastrar. O cidadão pode não fazer uso da unidade de saúde de seu bairro, mas o SUS não é somente o posto de saúde, o SUS é a vacina, o medicamento, a vigilância sanitária, o SAMU, a UPA, entre outras atividades.

Os dados informados são de responsabilidade da Secretaria de Saúde, exclusivamente para a realização de cadastro no sistema eSUS, não sendo disponibilizados para nenhuma outra plataforma ou finalidade diversa da informada, é oficial e seguro e faz parte de uma conta Google da Secretaria Municipal da Saúde de Tangará da Serra.

O cadastro

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades.

No Brasil, a Atenção Primária é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

O cadastro do cidadão na Atenção Primária à Saúde (APS) compõe uma das ações realizadas pelas Equipes de Saúde da Família (ESF) através do Agente comunitário de Saúde. Por meio desse cadastro, pode-se obter o reconhecimento da população próxima à equipe e Unidade de Saúde da Família (USF), subsidiando o planejamento das equipes nas ofertas de serviços e o acompanhamento dos indivíduos. O cadastro é o registro da pessoa no SUS.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia