Em parceria com Estado, Município amplia para 20 número leitos de UTI COVID-19 no Hospital Municipal

Prefeito Vander e secretária de Saúde durante coletiva de imprensa

Tangará da Serra passou a contar nesta terça-feira, dia 01/06, com 7 novos leitos de UTI para pacientes em tratamento da COVID-19, no Hospital Municipal Arlete Daysi Cichetti de Brito. Em coletiva de imprensa o prefeito municipal, Vander Masson, e a secretária municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, destacaram a parceria com o Governo do Estado para implantação dos novos leitos e explicaram como vai funcionar a regulação.

Com a ampliação, o Hospital passa a contar com 20 leitos de UTI para pacientes com COVID-19. Além disso, o complexo hospitalar conta com 28 leitos de enfermaria para o tratamento da doença e outros 6 leitos para receber pacientes na URA. Antes eram 27 vagas na enfermaria.

“Estamos com mais sete leitos de UTI’s para atender a nossa população, deixando claro que esses sete novos leitos, e mais três que já tínhamos, estão sendo regulados pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, portanto, ficarão esses 10 leitos à disposição de pacientes de todo o Estado. Os outros 10 leitos de UTI serão regulados para os pacientes de Tangará da Serra”, destacou o prefeito.

O chefe do Executivo lembra que, com o aumento no número de casos graves de COVID-19, não apenas em Tangará da Serra, mas em Mato Grosso, no Brasil e em várias partes do mundo, houve a necessidade de aumentar o número de leitos, se tornando um anseio da população. Segundo ele, houve diálogo com o Governo do Estado, o qual apresentou proposta para ampliar os leitos no Hospital Municipal, através de uma parceria, todavia propiciando que parte da estrutura fosse disponibilizada para receber pacientes de outras cidades de MT.

A partir da sinalização pela cooperação entre Estado e Município, começaram os trâmites burocráticos, comuns no setor público, como o processo licitatório para a contratação de uma empresa especializada para fazer a gestão dos 20 leitos. A Mediall Brasil S.A. venceu a licitação e já atua no tratamento de pacientes com COVID-19 no Hospital Municipal.

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito agradeceu a cooperação do Estado e destacou o empenho da secretária municipal de Saúde, Gicelly Zanatta, e do quadro de servidores da pasta para efetivar a parceria. “Não gostaríamos de estar nessa situação, de ter que implantar UTI’s para pacientes com COVID-19, mas infelizmente diante do agravamento e da necessidade de salvar vidas, fizemos esse empenho para ajudar a população”, disse, agradecendo também ao secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, e ao deputado estadual Doutor João.

Fonte: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação
Fotografia: Neusino Pereira/Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia