Descubra quais exames realizar em cada fase da vida para manter a saúde em dia A prevenção é o melhor caminho para uma vida longa e saudável. Manter os exames em dia e adotar hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida no futuro. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) revelou que 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobrem sua condição após o surgimento de sintomas. No entanto, pelo menos 158 doenças comuns podem ser identificadas por meio de exames laboratoriais. No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril em homenagem à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, reforçamos a importância da prevenção por meio de check-ups regulares.
*Dra. Maria Augusta Karas Zella. No dia a dia do consultório, é praticamente impossível não nos depararmos com uma dosagem aleatória de testosterona entre exames de rotina, em pacientes que desejam melhorar sintomas como cansaço ou que pretendem aumentar a massa muscular e a libido. O tema é bastante controverso, embora respaldado por vasta literatura e pareceres de consagradas instituições médicas. Muitas vezes, a simples realização da dosagem laboratorial induz à prescrição da testosterona. Mas será realmente necessária a reposição? Seria ela a tábua de salvação dos problemas do nosso século? Afinal, quem não gostaria de melhorar sua performance, não é mesmo?
A recomendação é a de que a vacinação seja feita antes do início da vida sexual, em meninas e meninos a partir dos 9 anos de idade. Curitiba, 27 de outubro de 2025 – A vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes é uma das formas mais eficazes de prevenir infecções que podem evoluir para diversos tipos de câncer, incluindo o de colo de útero, na vida adulta. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 17 mil novos casos da doença são diagnosticados todos os anos no Brasil, e a maioria está relacionada à infecção pelo vírus. Por isso, o Hospital Pequeno Príncipe, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do país, reforça a importância da imunização precoce para evitar complicações no futuro.