ARTIGO - Criança não é um mini adulto- Alerta Fisioterapeuta Pélvica Infantil

As disfunções miccionais (intestinal e urinária) são muito prevalentes nas crianças. Os casos chegam em torno de 15-20% da população infanto-juvenil. Apesar dos dados, é frequente passar despercebido por familiares e profissionais da área de saúde.

Por isso, é importante abordar esse tema, uma vez que a criança possui ritmo diferente do adulto, o mundo deles é o inverso do mundo que estamos acostumados. Eles estão aprendendo, e tudo que é “besteira” para nós, para eles pode ser um grande desafio. E quando falamos do tratamento da Fisioterapia Pélvica Infantil não é diferente.

A infância é uma fase de experimentações, as crianças estão conhecendo o mundo, enxergando-se nele e criando suas próprias personalidades. É fato, que nós profissionais da área da saúde, não podemos tratá-los como um “mini adulto”, afinal, eles possuem emoções, tempo, raciocínio e sentimentos bem diferentes de um adulto.

Em muitos casos, as crianças apresentam quadros de infecções urinárias recorrentes, urgência urinária, aumento da frequência urinária, mesmo após o desfralde, ou fazem xixi na cama. Isso ocorre devido má coordenação do músculo da bexiga e o esfíncter uretral (músculo que auxilia a prender o xixi). Não tratar a causa, ou o tratamento inadequado, pode levar ao comprometimento estrutural da bexiga, nefropatias (doenças no rim), e disfunções coloproctológicas.

A fisioterapia tem o objetivo de ajudar nessa coordenação muscular, bem como na atividade do músculo da bexiga por meio de exercícios específicos. É preciso avaliar a forma de abordagem do paciente infantil, que é sem dúvidas diferente do adulto. No atendimento da criança leva-se em conta a didática lúdica, interação, leveza, e principalmente a confiança para obter bons resultados no tratamento.

É importante que os pais observem seus filhos, preste atenção na forma como os tratam em relação as disfunções miccionais, que possam ocorrer no dia a dia e caso necessário procure um profissional especializado na saúde da criança. Dessa forma, é possível ter um diagnostico precoce e um tratamento saudável e eficaz para a criança.

Conheça os benefícios do tratamento da Fisioterapia Pélvica Infantil:

· Prevenção do sistema urinário superior;
· Infecção urinária de repetição;
· Incontinência urinária;
· Urgência urinária;
· Enurese (xixi na cama);
· Incontinência fecal;
· Escape fecal;
· Constipação;
· Anomalias anorretais;
· Desfralde.

Fonte: Karla Mercedes – Fisioterapeuta especialista em fisioterapia pélvica infantil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ginecologia e Obstetrícia

Alvim Laboratório

Oftalmologia