Postagens

Inovação em Impressão 3D na odontologia auxilia dentistas e pacientes

Imagem
Tecnologia de ponta pode elevar a qualidade dos tratamentos e reduzir custos operacionais.. Implantes dentários - Créditos: Plenum Bioengenharia A tecnologia de manufatura aditiva, conhecida como impressão 3D, está cada vez mais presente na fabricação de muitos objetos e dispositivos utilizados diariamente, como design de produtos, protótipos de objetos de decoração, joalheria, simulação de peças automotivas e até mesmo na área da saúde, em soluções médicas e odontológicas. Na odontologia, a utilização dessa tecnologia pode possibilitar inúmeros benefícios para os dentistas, principalmente com relação a materialização de planejamentos realizados digitalmente. “As ferramentas digitais revolucionaram a forma como nós, profissionais da odontologia, trabalhamos, otimizando diversas etapas e tornando os processos mais ágeis e precisos. Com a previsibilidade dos resultados clínicos proporcionada pelos softwares e a integração da impressão 3D, conseguimos aumentar a produtividade e elevar a...

ALERTA - Brasil tem 1 morte por AVC a cada 7 minutos e países se unem no combate à doença

Imagem
Mobilização marcará a 78ª Assembleia Mundial de Saúde, neste mês; pesquisadora brasileira ressalta que país se destaca com ações no SUS, mas lembra dos desafios que ainda precisam ser enfrentados. No Brasil, em 2024, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) foi a causa de 84.878 óbitos, de acordo com o Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil do Brasil. Já de 1º de janeiro até 5 de abril de 2025 (última atualização disponível), 18.724 brasileiros morreram vítimas da doença, o equivalente a uma morte a cada sete minutos.

Brasil deve chegar a 635,7 mil médicos em 2025; mulheres são maioria

Imagem
Número de profissionais está abaixo do recomendado pela OCDE, Até o fim de 2025, o Brasil deve registrar 635.706 médicos em atividade – uma média de 2,98 profissionais por mil habitantes. O número permanece abaixo do recomendado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que são 3,7 profissionais por mil habitantes.

SAÚDE E BEM-ESTAR - Hipertensão gestacional traz riscos de vida à mãe e ao bebê, alerta cardiologista

Imagem
Cerca de 10% das gestantes têm hipertensão arterial durante a gravidez Considerada uma doença silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas, o risco de hipertensão gestacional é um sinal de alerta. Isso porque, durante esse período ela pode evoluir para quadros mais graves, como a pré-eclâmpsia e a eclâmpsia, colocando em risco a vida da gestante e do bebê. O médico cardiologista e intensivista do Hospital São Mateus de Cuiabá, Sandro Franco, explica que o problema pode ocorrer por diversos motivos como: “pressão alta preexistente, doença renal, obesidade, apneia obstrutiva do sono, insuficiência vascular, doenças autoimunes, além de histórico familiar de pressão alta são algumas condições que podem aumentar o risco de hipertensão gestacional”. A hipertensão gestacional é caracterizada pelo aumento da pressão arterial, acima de 140/90 mmHg, após a 20ª semana de gravidez. Os sintomas são: dor de cabeça constante, especialmente na nuca, visão prejudicada ou aumento da sensibilidade à lu...

ANSIEDADE - Quais os seus sintomas, e como tratá-la.

Imagem
A ansiedade é um transtorno psicológico que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizado por sentimentos intensos e persistentes de preocupação, medo e tensão. Embora seja uma resposta natural do organismo diante de situações de estresse, quando se torna constante e desproporcional, ela passa a interferir negativamente na qualidade de vida do indivíduo. Os sintomas vão desde insônia, falta de ar, taquicardia e sudorese, até dificuldades de concentração e crises de pânico. Com o tempo, a ansiedade não tratada pode levar a complicações mais graves, como depressão e problemas cardiovasculares.

Psicóloga faz alerta sobre desafios perigosos nas redes após morte de criança por inalação de desodorante

Imagem
Sarah Raissa Pereira de Castro, 8 anos, morreu após participar de um desafio viralizado nas redes sociais que consiste em inalar grandes quantidades de desodorante aerossol. A prática, conhecida como "desafio do desodorante", resultou em uma parada cardiorrespiratória. A menina foi socorrida na última quinta-feira (10) e levada ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), no Distrito Federal, mas teve morte cerebral confirmada dias depois. Neste domingo (13), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) instaurou um inquérito para apurar as circunstâncias da morte da criança. A chamada “trend” faz parte de uma categoria perigosa de desafios conhecida como chroming ou huffing, que estimula a inalação de vapores tóxicos de produtos de uso doméstico, como sprays de limpeza, tinta, esmalte e desodorantes. Segundo especialistas, o impacto no organismo é devastador. Ao ser inalado, o produto entra rapidamente na corrente sanguínea pelos pulmões — órgãos extremamente vascularizados — e po...

Botão da Desistência: onde está na vida real?

Imagem
Em dias que a pressão para persistir é constante, reconhecer a necessidade de desistir não deve ser visto como fraqueza; psicólogo explica.  Um grupo de pessoas topa ficar confinado em uma casa cenográfica, sendo vigiado por câmeras 24 horas por dia. Sem receber informações do mundo exterior, eles disputam uma série de provas e dinâmicas em busca de um prêmio milionário. Este formato de programa é a receita de sucesso do Big Brother Brasil, que está em sua 25ª edição pela TV Globo. Um dos elementos do reality é o Botão da Desistência - que fica no meio da casa. Quando o botão fica verde, os participantes podem pressioná-lo para desistir da participação no reality show. Ele faz parte do BBB desde 2022 e já foi usado por Tiago Abravanel (BBB 22), Bruno Gaga (BBB 23) e Vanessa Lopes (BBB 24).

Dia Mundial da Saúde: a importância dos check-ups e exames preventivos para cada idade

Imagem
Descubra quais exames realizar em cada fase da vida para manter a saúde em dia A prevenção é o melhor caminho para uma vida longa e saudável. Manter os exames em dia e adotar hábitos saudáveis pode fazer toda a diferença para a qualidade de vida no futuro. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) revelou que 72% dos pacientes com doenças crônicas só descobrem sua condição após o surgimento de sintomas. No entanto, pelo menos 158 doenças comuns podem ser identificadas por meio de exames laboratoriais. No Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril em homenagem à fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948, reforçamos a importância da prevenção por meio de check-ups regulares.

Exercícios ajudam a prevenir quedas e trazem mais autonomia para idosos

Imagem
Anualmente, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas dentro de casa; fraturas podem complicar e reduzir a expectativa de vida Um levantamento publicado pelo American College of Sports Medicine, referência mundial quando se fala em medicina esportiva e fitness, apontou que programas de condicionamento físico para pessoas idosas são fundamentais para garantir a saúde física e mental e também para evitar acidentes dentro de casa

Pré-Diabetes: como melhorar sua saúde e evitar a evolução para o Diabetes Tipo 2

Imagem
Especialista explica os principais riscos do pré-diabetes e como prevenir São Paulo, março de 2025 - No Brasil, cerca de 20 milhões de pessoas convivem com diabetes tipo 2¹ e dessas, quase cinco milhões ainda não foram diagnosticadas. Enquanto isso, estima-se que outros 40 milhões de brasileiros possuem pré-diabetes2, um quadro em que já há uma doença caracterizada, mas que ainda é possível evitar sua evolução.

Trabalho, ansiedade e exaustão: a crise de saúde mental que ameaça o Brasil corporativo

Imagem
O Brasil enfrenta uma crise de saúde mental sem precedentes, impactando diretamente trabalhadores e empresas. Dados exclusivos do Ministério da Previdência Social revelam que, em 2024, quase meio milhão de trabalhadores precisaram se afastar de suas funções por transtornos mentais. O número representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior e é o maior registrado na última década.

Implante inovador no coração é realizado no Hospital Evangélico de Sorocaba

Imagem
O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) acaba de alcançar mais um marco na medicina cardiovascular da região ao realizar seu primeiro implante do dispositivo Pascal, tecnologia inovadora para o tratamento da insuficiência mitral. O procedimento, minimamente invasivo, permite reparar a válvula mitral do coração sem cirurgia aberta, o que representa um avanço significativo no cuidado de pacientes com essa disfunção.

Câncer renal: silencioso, tumor apresenta sinais somente em estágios avançados

Imagem
Oncologista esclarece cinco fatos sobre a doença e reforça a importância da conscientização, prevenção e diagnóstico precoce. São Paulo, março de 2025 - Segundo relatório da Sociedade Americana do Câncer, o número de casos de câncer no mundo pode aumentar em 77% até 2050.1 Quando o assunto é câncer renal, os desafios na prevenção e diagnóstico são ainda maiores. Segundo o Observatório Global de Câncer da OMS, o ano de 2022 registrou mais de 400 mil diagnósticos de câncer de rim e 155 mil óbitos pela doença.2 “Infelizmente, o câncer de rim costuma ser silencioso e, quando apresenta sintomas, geralmente já está em estágio avançado” explica a oncologista especialista em tumores urológicos, Dra. Ana Paula Cardoso, que reforça que alguns dos principais sintomas são sangue na urina, dor lombar e aumento de volume abdominal.

HoLEP: Hospital Evangélico de Sorocaba realiza, pela primeira vez, cirurgia com técnica inovadora para tratamento da hiperplasia prostática

Imagem
Procedimento minimamente invasivo proporciona alívio duradouro dos sintomas e recuperação rápida O Hospital Evangélico de Sorocaba (HES) realizou, de forma pioneira na região, seus primeiros procedimentos de Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser de Hólmio (HoLEP), uma das técnicas mais modernas para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Foram duas cirurgias, realizadas no mesmo dia, e conduzidas pelos urologistas Dr. Pedro Oliveira e Dr. Valter Honji, marcando um avanço significativo no tratamento da condição na instituição. A HPB, também conhecida como aumento da próstata, é uma condição comum entre homens com o avanço da idade e pode afetar significativamente a qualidade de vida. O crescimento da glândula pode comprimir a uretra, causando dificuldades para urinar, jato urinário fraco, necessidade frequente de urinar à noite e até retenção urinária. Como funciona a cirurgia De acordo com o Dr. Pedro Oliveira, a HoLEP é uma técnica cirúrgica avançada e minimam...